Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Por Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição dos Santos
Coordenadora no NAI/BS
Você sabia que hoje, dia 21 de setembro, é o Dia Nacional de lutas das Pessoas com Deficiência? A Lei 11.133 instituiu a data comemorativa no 2005, fruto de conquista dos movimentos sociais brasileiros, iniciado em 1982.
O dia, no Brasil, é 21 de setembro, mas a luta é cotidianamente travada, De janeiro a janeiro a luta em defesa de direitos, acessibilidade, educação, trabalho e emprego e saúde é desafiada por narrativas e experiências de desigualdade e exclusão social.
O Dia Nacional de luta das Pessoas com Deficiência nos convoca como sociedade e universidade a conhecer o Modelo Social da Deficiência, os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência entre tantos outros documentos-textos-referências que iluminam a compreensão do fenômeno da deficiência na como característica da diversidade humana, em sua complexidade e interrelação das dimensões social, cultural e política.
Educação: elemento chave para a justiça social
A educação é elemento chave para a promoção de justiça e participação social de todos os cidadãos, sem discriminação sob nenhuma forma. É um direito humano fundamental e uma condição essencial para o desenvolvimento individual e de uma sociedade mais justa.
Há grandes avanços nas políticas e ações afirmativas, no Brasil e no mundo, mas ainda há muito por fazer para que estudantes com deficiência tenham garantia de acesso, permanência e um aprendizado de qualidade no ensino superior – da graduação à pós-graduação.
No tema da deficiência a da diversidade funcional, tomando o recorte da educação superior, o ponto fundamental é reconhecer que necessidades educacionais específicas demandam investimentos na mudança da cultura institucional para implementação de práticas educacionais inclusivas em respeito aos direitos desses jovens.
A ainda recente Política de Acessibilidade e Inclusão da Unifesp, aprovada no Conselho Universitário (Consu/Unifesp) no ano de 2018, e seu recém lançado Portal de Acessibilidade refletem o compromisso com os direitos à educação inclusiva bem como com a difusão de informação e formação da comunidade interna e externa.
O atual cenário sanitário, político e econômico exige de todos os atores institucionais flexibilidade, informação, aprendizado, reflexão e engajamento na luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência em todas as dimensões da Vida.
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do campus Baixada Santista (NAI-BS) da Unifesp reafirma o compromisso institucional com a defesa do direito à educação, acessibilidade e inclusão como elemento chave de justiça social.