botao libras

icone do NAI Diadema
SOBRE: 

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Unifesp localizado no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas em Diadema tem como objetivo buscar formas de minimizar os desafios de acessibilidade que o campus nos impõe, mantendo constante diálogo com a comunidade acadêmica e também com a cidade, sempre em consonância com as políticas da Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão (CTAI) da Unifesp, onde há o diálogo e o aprendizado com os NAIs de todos os campus da universidade.

AÇÕES DO NÚCLEO:

  • O acolhimento do NAI tem início através do Apoio Pedagógico, que participa da matrícula de calouros, identificando-os e estabelecendo o primeiro contato com os discentes com alguma deficiência, que ingressam através do sistema de cotas ou pela ampla concorrência. O objetivo é verificar e adequar os espaços e atendimentos existentes no campus, respeitando as especificidades de cada ingressante. 
  • Foi proposto estabelecer uma levantamento a respeito das dificuldades que se deparam as pessoas com deficiência para a efetivação da permanência iniciando com a indicação da conceituação destas, com a finalidade de averiguar quais pessoas na Unifesp Campus – Diadema que se encontram abarcadas nesta categoria de minorias. 
  • Durante toda a realização do trabalho de campo, assumimos o desafio de buscar o envolvimento de diversas áreas em diferentes níveis, porém todos participando direta ou indiretamente. Consideremos, sem dúvidas, que o grande “facilitador” durante todo o transcurso do trabalho foi a metodologia baseada em problemas ligados à acessibilidade à inclusão.
  • O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UNIFESP Diadema surgiu recentemente com a demanda de as universidades aderir a política de cotas para alunos com deficiência no vestibular. O NAI possui dois grandes principais problemas, sendo o primeiro a divulgação do núcleo, por ser criado recentemente não há conhecimento entre os alunos sobre, e o segundo é a estrutura do campus, que não é adequada para alunos com limitações físicas.
  • Para a primeira demanda será desenvolvida redes sociais do Núcleo com finalidade de divulgar a existência e propostas do mesmo, outra intervenção que deverá ocorrer em Novembro de 2019 é a exposição de murais sobre o NAI e seus alunos.
  • Para a primeira demanda foi desenvolvida redes sociais do Núcleo com finalidade de divulgar a existência e propostas do mesmo, outra intervenção é a exposição de murais sobre o NAI e seus alunos. A segunda demanda é desenvolvida principalmente pela infraestrutura do campus, para isso os alunos pretendem desenvolver oficinas de biocontrução como alternativa para criação de rampas.

Campus: https://www.unifesp.br/campus/dia/ 
MEMBROS:

O NAI é composto por membros que representam áreas e setores estratégicos do campus, o que agiliza a coordenação do fluxo de acolhimento, acomodação e acompanhamento das demandas por acessibilidade.

Docentes e coordenadores:
Prof. Dr. Renato Marcone
Profa. Dra. Ana Gouw

Aluno (a) bolsista BIG em 2019
Wslany de Melo
Caroline Silva dos Anjos

Destaque dos cursos e recursos

Avalie o Portal

Cursos Abertos

Comunidade Virtual de Aprendizagem

previous arrow
previous arrow
next arrow
next arrow
Slider