botao libras

 

Card colorido retangular com informações do evento. Composto por fundo branco, escrito com letras na cor azul escura e preta e com o logo da UAB Unifesp. É ilustrado por quatro cubos nas cores azul, verde, laranja e amarelo. Em cada lado dos cubos são destacados os seguintes ícones: letra T ampliada, claquete, tela de computador, logo de audiodescrição; olho humano dividido por uma linha, capelo, mão tocando cela braille, lupa manual, três bustos representando pessoas, autofalante. Saindo de um dos cubos um ícone representando uma figura humana segura uma bengala. Fim da descrição

Curso: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: ÁREA DA DEFICIÊNCIA VISUAL
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Período de Inscrição: 10/01/2021 a 10/02/2021
Período de Realização: 02/03/2021 a 30/04/2021
Carga horária: 120h

Público Alvo: técnicos em assuntos educacionais, alunos de graduação e pós-graduação da Unifesp, professores universitários em geral e pessoas com deficiência.

EMENTA:  Práticas inclusivas em aulas presenciais, híbridas, online/remotas considerando as dimensões de acessibilidade no ensino superior voltadas à inclusão de estudantes com deficiência visual.

OBJETIVOS: Aprender a identificar os principais fatores que dificultam o acesso ao conteúdo e aos recursos materiais por universitários com deficiência visual (cegueira ou baixa visão). Compreender a partir de cenários, quais são as estratégias e práticas cotidianas que podem ser empregadas no ensino superior para favorecer o maior aproveitamento das aulas presenciais, híbridas, online/remotas considerando as diretrizes do design universal para aprendizagem e as especificidades apresentadas pelo estudante com deficiência visual. 

METODOLOGIA (ESTRATÉGIAS, ATIVIDADES):
• O referido curso foi organizado a partir de um modelo autoinstrucional e online (sem a presença de tutoria).
• Serão utilizadas as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil, da Unifesp (Núcleo UAB), localizado no endereço: https://formacursos.unifesp.br/.
• As estratégias pedagógicas considerarão situações problemas vivenciadas por pessoas com transtornos do espectro do autismo no ensino superior. Essas situações serão apresentadas em formato de texto e ilustradas (cenários fictícios).
• Os cenários serão disponibilizados em atividades configuradas dentro do Moodle em ferramentas com o sistema de auto avaliação e com a disponibilização de feedback automáticos
• Para a resolução das situações problemas, o cursista terá como suporte diversos materiais didáticos, tais como: videoaulas, ebooks, podcasts, imagens, infográficos entre outros.
• O cursista pode escolher realizar o curso a partir de quatro (4) trilhas de aprendizagem: trilha do gestor/diretor; trilha do docente; trilha do técnico administrativo/educacional; trilha do discente.
• Para cada trilha os cenários são similares e a resolução das atividades depende do estudo do conteúdo programático e dos seguintes papéis que o cursista escolhe: gestor, docente, técnico ou discente.
• Cada trilha de aprendizagem será composta por sete atividades que foram organizadas a partir das dimensões da acessibilidade: acessibilidade arquitetônica; acessibilidade comunicacional; acessibilidade metodológica e curricular; acessibilidade instrumental; acessibilidade programática; acessibilidade atitudinal; acessibilidade web/digital.
• Para a conclusão no curso, o cursista deverá realizar no mínimo, as atividades propostas de duas (2) trilhas de aprendizagem e obter nota igual ou maior que 7.
• Dentro do ambiente, será disponibilizado uma área para a interação entre os cursistas.

CRITÉRIOS/MODO DE AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO: Os critérios de avaliação de cada atividade versarão sobre: muito satisfatório (utilizado quando a atividade foi realizada plenamente), satisfatório (quando a atividade for realizada parcialmente) e insatisfatório (quando a atividade não for realizada ou quando esta foi realizada de forma incorreta). Cada atividade possui uma pontuação e uma porcentagem da frequência total. Para a conclusão no curso, o cursista deverá realizar as atividades de no mínimo duas (2) trilhas e obter pontuação igual ou maior que 7 e ter no mínimo 70% da frequência e responder a pesquisa de satisfação.

CÁLCULO DA CARGA HORÁRIA TOTAL (horas teóricas e práticas): A carga horária do curso é de 120 horas. Deste total, 70 são teóricas e 50 são práticas. Por se tratar de um curso autoinstrucional, o cursista que organizará sua agenda para estudar o conteúdo e realizar as atividades dentro do período previsto.

LOCAL - ESPAÇO VIRTUAL : Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil, da Unifesp (Núcleo UAB), localizado no endereço: https://formacursos.unifesp.br/.

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