CONTATO:

 

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

botao libras

 

 

icone do NAI Diadema
SOBRE: 

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Unifesp localizado no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas em Diadema tem como objetivo buscar formas de minimizar os desafios de acessibilidade que o campus nos impõe, mantendo constante diálogo com a comunidade acadêmica e também com a cidade, sempre em consonância com as políticas da Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão (CTAI) da Unifesp, onde há o diálogo e o aprendizado com os NAIs de todos os campus da universidade.

AÇÕES DO NÚCLEO:

O acolhimento do NAI tem início através do Apoio Pedagógico, que participa da matrícula de calouros, identificando-os e estabelecendo o primeiro contato com os discentes com alguma deficiência, que ingressam através do sistema de cotas ou pela ampla concorrência. O objetivo é verificar e adequar os espaços e atendimentos existentes no campus, respeitando as especificidades de cada ingressante. 

O segundo passo ocorre com um convite para que os estudantes conversem com integrantes do NAI, de forma presencial ou online, cuja escolha fica a critério do estudante. Essa conversa tem o intuito de conhecer as demandas do estudante, de forma individualizada. Este primeiro diálogo serve como base para a criação de um relatório pedagógico, que leva em conta, entre outras coisas, informações contidas no laudo médido e em pareceres psicopedagógicos que os estudantes eventualmente possuam.

De posse deste relatório, o NAI informa as coordenações de curso em que há alunos com deficiência matriculados e inicia o processo de acompanhamento pedagógico, que envolve a criação de um Plano de Ensino Invididualizado (PEI) em conjunto com docentes, NAI e os alunos.

Todo este processo fica documento no SEI, com um processo pedagógico para cada aluno.

Durante toda a realização do trabalho de campo, assumimos o desafio de buscar o envolvimento de diversas áreas em diferentes níveis, porém todos participando direta ou indiretamente. Consideremos, sem dúvidas, que o grande “facilitador” durante todo o transcurso do trabalho foi a metodologia baseada em problemas ligados à acessibilidade à inclusão.

O NAI possui três interesses principais no momento, sendo o primeiro a divulgação do núcleo e o diálogo com a comunidade acadêmica sobre suas ações, o segundo é a busca pela adequação da estrutura do campus no que se refere à acessibilidade e o terceiro, a sistematização do acolhimento aos estudantes com deficiência em nosso campus.

Para a primeira demanda, são promovidas rodas de conversa frequentes, e, estamos readequando nosso site, para que ele possa servir como uma referência à toda comunidade acadêmica a assuntos ligados a acessibilidade e inclusão.

Sobre a segunda demanda, o NAI auxilia as diretorias acadêmica e administativa informando-os sobre necessidades de adaptação na infraestrutura do campus, e, ainda, acompanha a execução de tais adaptações.

Já o terceiro objetivo, vem sendo atendido pela criações de um processo SEI para cada estudante, bem como os relatórios pedagógicos e os PEIs, vinculados aos respectivos processos SEI de cada aluno. Este processo teve início em Março de 2024, e vem avançando gradativamente. A expectativa é que, até a metedade de 2025, tenhamos conseguido inserir as informações de todos os alunos com deficiência matriculados no campus Diadema hoje, de forma estruturada, e possamos continuar a alimentação desses dados, inserindo apenas os ingressantes, a partir de 2026.

Nossas próximas ações serão no sentido de elaborar cursos de formação para professores do ensino superior, médio e fundamental, com o tema Educação e Inclusão.

Campus: https://www.unifesp.br/campus/dia/

MEMBROS:

O NAI é composto por membros que representam áreas e setores estratégicos do campus, o que agiliza a coordenação do fluxo de acolhimento, acomodação e acompanhamento das demandas por acessibilidade.

Docentes e coordenadores:
Profa. Ana Valéria Santos de Lourenço (Coordenadora)
Profa. Michelle Manfrini Morais Vátimo (Vice-coordenadora)

I - Núcleo de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão - NATEPE

a) Francisco de Assis Lourenço Ribeiro - Titular

b) Cristiane Gonçalves da Silva - Suplente

II - Biblioteca

a) Ednelza Sarmento Garcia Gushiken - Titular

b)  Kamila Veronese - Suplente

III - Divisão de Tecnologia da Informação

a) Alex Yudi Endo - Titular

b) Orlando Guarnier Cardin Farias - Suplente

IV - Núcleo de Apoio Estudantil

a) Joice Kelly Pereira Garcês - Titular

V - Secretaria Acadêmica de Graduação

a) Angélica Ramos de Oliveira - Titular

b) Sonia Regina dos Santos - Suplente

VI - Divisão de Infraestrutura 

a) Nathan André Luis Valesko Blaske - titular

b) Adauto Ferreira Lima  - suplente

VII - Câmara de Graduação 

a) Prof. Dr. Fabio Kummrow - titular.

VIII - Câmara de Pós-Graduação

a) Ana Valéria Santos de Lourenço - titular

b) Michelle Manfrini Morais - suplente