Regras Gerais Nenhum tópico

Caro (a) participante. Seja bem-vindo (a) a este Fórum!

De acordo com o Termo de Uso as regras para participação desta Comunidade Virtual de Aprendizagem são:

01) Compartilhar e interagir com os conteúdos e materiais/recursos relacionados e pertinentes à temática abordada no Portal de Acessibilidade da Unifesp.
02) Para compartilhar um conteúdo ou material/recurso escolha a categoria apropriada.
03) Ao compartilhar um link de um material/recurso, acrescente uma breve descrição sobre o que está compartilhando, indicando para qual público e/ou dimensão da acessibilidade que este conteúdo está associado.
04) Ao compartilhar uma imagem certifique-se que você tenha os direitos sobre essa imagem e/ou que esta é de um banco de imagens gratuitas, sendo assim acrescente a fonte da imagem.
05) Ao compartilhar uma imagem acrescente visivelmente a descrição do conteúdo imagético, garantindo a acessibilidade.
06) Ao compartilhar um link de um material/recurso, acrescente a autoria e a instituição/órgão/organização de origem.

A Unifesp se reserva o direito de decidir se o conteúdo/material é apropriado para ser compartilhado dentro do fórum.

Você pode indicar a criação de outras categorias respondendo esse tópico.
Contamos com a sua participação!
Equipe do Portal de Acessibilidade da Unifesp


Dentre as variedades de práticas e de significados relacionados à Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) propostas por Coll (2003 apud LIMA; GUIMARÃES 2018 p. 123), a proposta desta CVA no âmbito do Portal de Acessibilidade corresponde a grupos de pessoas que compartilham espaços educacionais não formais, designadas sob várias dimensões de intencionalidades, e que envolvem a aprendizagem de habilidades e/ou de desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os sujeitos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos, nesse caso a inclusão de estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista.

LIMA, Valéria Sperduti, GUIMARÃES, Marcelo de Paiva. Comunidades Virtuais e Aprendizagem. Mill, Daniel (org) Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Editora Papirus. 2018.




Não existem categorias nesta seção!

Dimensões da Acessibilidade | Práticas e Materiais/Recursos 20 tópicos

A acessibilidade é considerada, a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte, dos dispositivos, e dos sistemas e meios de comunicação e informação utilizados pelas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015
O conceito de acessibilidade foi ampliado, associando-se ao compromisso de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas e nesse sentido podemos observar que existem diferentes dimensões da acessibilidade, como são destacadas nos tópicos a seguir.
Colabore e partilhe conhecimentos, práticas e recursos sobre cada dimensão.
Categoria
A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA, considera a eliminação de barreiras em todos os ambientes físicos, internos e externos.

Você conhece práticas e materiais/recursos sobre esse assunto? Compartilhe aqui.
Avatar de emerson.eduardo
Dimensão Arquitetonica
por emerson.eduardo
3 anos 4 meses atrás
A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL, visa transpor obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas: falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, entre outras.

Você conhece práticas e materiais/recursos sobre esse assunto? Compartilhe aqui.
A ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA e CURRICULAR, facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas instituições de ensino, ampliando estratégias de ensino e aprendizagem.

Você conhece práticas e materiais/recursos sobre esse assunto? Compartilhe aqui.
Avatar de emerson.eduardo
Acessibilidade metodológica
por emerson.eduardo
3 anos 4 meses atrás
A ACESSIBILIDADE INSTRUMENTAL, possibilita a acessibilidade em todos os instrumentos, utensílios, recursos e equipamentos, utilizados na instituição de ensino e na vida diária do estudante (exemplo tecnologia assistiva).

Você conhece práticas e materiais/recursos sobre esse assunto? Compartilhe aqui.
Avatar de emerson.eduardo
Acessibilidade instrumental
por emerson.eduardo
3 anos 4 meses atrás
A ACESSIBILIDADE PROGRAMÁTICA, contribui com iniciativas de formação profissional e social no combate ao preconceito, formas de discriminação e demais atitudes que impeçam ou dificultem o acesso aos recursos e serviços oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidades.

Você conhece práticas e materiais/recursos sobre esse assunto? Compartilhe aqui.
Avatar de emerson.eduardo
Acessibilidade programática
por emerson.eduardo
3 anos 4 meses atrás
A ACESSIBILIDADE ATITUDINAL, ajuda a extinguir todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência.

Você conhece práticas e materiais/recursos sobre esse assunto? Compartilhe aqui.
Avatar de emerson.eduardo
Acessibilidade atitudinal
por emerson.eduardo
3 anos 4 meses atrás
A ACESSIBILIDADE WEB/DIGITAL, significa promover medidas para que todas as pessoas possam acessar e utilizar os ambientes web e digitais com autonomia e possam perceber, entender, navegar, interagir e contribuir nesses espaços.

Você conhece práticas e materiais/recursos sobre esse assunto? Compartilhe aqui.
  • Total de usuários online: 0 Membros e 9 Visitantes Online
  • Total de Mensagens: 24
  • Total de Seções: 2
  • Iniciados Hoje: 0
  • Total de Respostas Hoje: 0
  • Total de Assuntos: 20
  • Total de Categorias: 7
  • Iniciados Ontem: 0
  • Total de Respostas Ontem: 0