botao libras

Símbolo da acessibilidade criado pela ONU. Figura simétrica com quatro pontos nas extremidades. Eles estão unidos por linhas   que os conectam, representando  uma figura humana de braços abertos.

As ações desenvolvidas no Programa Portal de Acessibilidade e os projetos que estão vinculados a ele, estão em consonância com o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ONU agenda 2030), que visa uma Educação de Qualidade, e que corresponde, assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Entende-se que para que a inclusão no ensino superior de fato ocorra, é necessário garantir condições de acessibilidade dentro dos cursos e promover a eliminação de barreiras e das dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência, transtornos e altas habilidades/superdotação, obstáculos estes que envolvem as dimensões da acessibilidade.

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) a acessibilidade é considerada a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte, dos dispositivos, e dos sistemas e meios de comunicação e informação utilizados pelas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (BRASIL, 2015).

 

O conceito de acessibilidade vem sendo ampliado pela literatura, associando-se ao compromisso de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Nesse processo acredita-se ser essencial considerar as diferentes dimensões da acessibilidade, as quais fazem parte da concepção e estrutura do Portal de Acessibilidade:

 

Em verde, pictograma da acessibilidade arquitetônica: No centro uma rampa. Nas laterais direita e esquerda degraus de escada. Acessibilidade Arquitetônica

Considera a eliminação de barreiras em todos os ambientes físicos, internos e externos

Em verde, pictograma da acessibilidade comunicacional: um balão de fala. No centro dele estão duas mãos sinalizam LIBRAS. Acessibilidade Comunicacional

Transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas: falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, entre outras.

Em verde, pictograma da acessibilidade metodológica e curricular. Um pictograma de figura humana com um livro aberto nas mãos. Acessibilidade Metodológica e Curricular

Facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas instituições de ensino, ampliando estratégias de ensino e aprendizagem.

Em verde, pictograma da acessibilidade instrumental: Letra A ampliada por uma lupa.  Acessibilidade Instrumental

Possibilita a acessibilidade em todos os instrumentos, utensílios, recursos e equipamentos, utilizados na instituição de ensino e na vida diária do estudante (exemplo tecnologia assistiva).

Em verde, pictograma da acessibilidade programática: Desenho da folha de papel com linhas horizontais. No canto superior esquerdo dela,  o símbolo de parágrafo jurídico.  Acessibilidade Programática

Envolve iniciativas de formação profissional e social no combate ao preconceito, formas de discriminação e demais atitudes que impeçam ou dificultem o acesso aos recursos e serviços oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidades.

Em verde, pictograma da acessibilidade atitudinal: três mãos abertas, com as palmas para cima estão próximas pelas pontas dos dedos.  Acessibilidade Atitudinal

Extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência.

Em verde, pictograma da acessibilidade web e digital: uma tela de computador acesa. No canto inferior direito da tela está um círculo com as linhas ampliadas. No canto superior direito aparece o símbolo do wifi.  Acessibilidade Web/Digital

 Significa promover medidas para que todas as pessoas possam acessar e utilizar os ambientes web e digitais com autonomia e podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir nesses espaços.