ENSINO
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Unidade Curricular: Gerenciamento em Serviços de Saúde e Enfermagem III. Graduação em Enfermagem. Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem. 4ª série do curso Dentre os conteúdos e temas que são abordados na Unidade Curricular de Gerenciamento em Serviços de Saúde e Enfermagem III. Graduação em Enfermagem, destacamos o tema: Acessibilidade e Inclusão na Equipe de Enfermagem, tema que é discutido na perspectiva da Gestão de Pessoas e composição de equipes de enfermagem por pessoas com deficiência. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Não há.
- UCs “Reabilitação Visual I: Baixa Visão e Lente de Contato” e “Reabilitação Visual II: Baixa Visão e Lente de Contato”, Curso Superior de Graduação em Tecnologia Oftálmica, Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM.

- Disciplinas “Visão I: Desenvolvimento e Funções Visuais” e “Visão II: Envelhecimento e Deficiência Visual”, Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular, Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM.

- Curso de Especialização em Reabilitação Visual – Visão Subnormal, Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM.
As UCs, disciplinas e curso oferecem subsídios teórico-práticos para assistência especializada à indivíduos com baixa visão (visão subnormal). Esta condição representa um impacto negativo importante na qualidade de vida, pois acarreta prejuízos emocionais, sociais e econômicos ligados à perda da independência e da produtividade. As perdas visuais funcionais decorrentes da baixa visão podem ser minimizadas por meio de estratégias de habilitação e/ou reabilitação. Os programas de habilitação/reabilitação visual contribuem de maneira efetiva para a inclusão social, educacional e consequentemente melhora na qualidade de vida de indivíduos nesta condição. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Não há.

UC: Libras - Língua Brasileira de Sinais - Departamento de Letras 

A UC traz a introdução aos estudos da Língua Brasileira de Sinais - Libras, apresentando  e discutindo os estudos sintáticos, semânticos e pragmáticos da língua no seu contexto de uso junto à comunidade suda, explorando expressão corporal como elemento línguístico. Conhecer o sujeito surdo, sua cultura e identidade, inclusão social e escolar e ter uma comunicação básica. 

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PESQUISA
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Projeto Ledor Analisar as aplicações de provas de vestibulares e concursos para alunos com deficiência visual, com foco na interferência causada pelo ledor durante esta aplicação, buscando criar protocolos de atuação para que o ledor não prejudique os candidatos com deficiência visual, melhorando, assim, a qualidade dessa interação, tornando tais provas mais inclusivas. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Não há.
Equidade na Assistência Farmacêutica para Pessoas com Deficiências a Partir de um Inquérito de Base Populacional Introdução: Profissionais farmacêuticos são muitas vezes os ponto de entrada do sistema de saúde para a maioria dos pacientes devido a proximidade, acessibilidade e não necessidade de marcação de consulta para informação de cuidados de saúde. A equidade na Assistência Farmacêutica para Pessoas com Deficiência (AFPcD) se configura um grande desafio para a saúde pública e algumas medidas e intervenções podem ajudar na sua promoção.

Objetivos: Identificar barreiras de acesso à farmacoterapia e traçar estratégias para promover a equidade na AFPcD a partir de informações sobre acesso a medicamentos para esta população provenientes da Pesquisa Nacional em Saúde.

Plano de pesquisa: Realizaremos um estudo epidemiológico transversal, a partir de um inquérito de base populacional (Pesquisa Nacional de Saúde, 2019) para descrever características de acesso e acessibilidade a medicamentos entre PcD, assim como as características de saúde mental no Brasil e no Estado de São Paulo.

Resultados Esperados: Pretende-se descrever aspectos farmacoepidemiológicos para o planejamento estratégico e alocação de recursos no contexto do SUS, traçar uma lista de características comuns aos sistemas universais, bem como estabelecer parâmetros para ampliar acesso a medicamentos e aprimorar, enquanto instrumento organizacional básico, a acessibilidade aos medicamentos às necessidades das PcD.
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Motivação à prática de atividade física em pessoas com deficiência intelectual no Brasil: podemos melhorar? A deficiência intelectual e/ou mental ocorre em 1,4% da população geral no Brasil. Comparadas com pessoas de mesma idade, pessoas com deficiência intelectual (DI) apresentam maiores valores de massa corporal e obesidade, menor frequência cardíaca ao exercício máximo e redução da força e potência muscular, em alguns casos incluem-se ainda doença cardíaca congênita, redução do condicionamento cardiovascular e atrasos no desenvolvimento. Todos estes fatores são desfavoráveis e determinantes para a baixa incidência de participação de pessoas com DI em atividades físicas (AF) recreacionais que culminam em redução da AF diária e aumento da morbidade. Esse estudo tem como objetivos (1) investigar, entre indivíduos com DI, sua motivação, elementos facilitadores e as barreiras para prática da atividade física, (2) avaliar a motivação para a atividade física por meio da aplicação da Escala de Motivação à Prática de Atividades Físicas Revisada (MMAF-R). Para isto estão sendo aplicados questionários sobre (1) motivação para a atividade física (2) questões que permitissem avaliar a AF realizada (3) coleta de dados sócio econômico e demográfico através de ligações para os responsáveis dos assistidos ou por meio do acesso ao sistema RedCap. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Não há.
Atualização e desenvolvimento de modelo e ferramentas de acessibilidade web:
Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), selo de acessibilidade web e portal de monitoramento proativo
A acessibilidade na web representa para o usuário o direito de ter acesso à rede de informações e de eliminar barreiras de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos. A partir da necessidade de ampliar o acesso de pessoas deficientes ou com mais idade aos sítios da administração pública federal direta e indireta, o objetivo deste projeto é monitorar o desenvolvimento e efetivação de mecanismos de acessibilidade em sítios da administração pública, federal direta e indireta, em oportunidade à atual implementação do portal gov.br, do Ministério Público da União, do Conselho Nacional do Ministério Público, do Conselho Nacional de Justiça, bem como nas empresas de maior faturamento, além daquelas do segmento de e-commerce mais acessadas. Para tanto, serão realizadas, em um primeiro momento, uma análise aprofundada da literatura e guias de usabilidade existentes, a atualização do eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico) e a criação de um selo de acessibilidade. Posteriormente, com base nos resultados iniciais, será realizada a atualização da ferramenta ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Governo Eletrônico e, então, projetado e desenvolvido um portal de monitoramento de acessibilidade proativo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Não há.

 

 

EXTENSÃO
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Programa Mao3D O programa Mao3D é uma iniciativa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que oferece próteses, órteses e dispositivos de tecnologia assistiva de forma gratuita para pessoas com deficiência física nos membros superiores em todo o Brasil, através das tecnologias de fabricação digital, como impressão 3D, microcontroladores e modelagem 3D. O programa foi criado para ajudar pessoas que não têm acesso a esses recursos pelo SUS. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. https://www.mao3d.com.br/
Mulheres em ação pela saúde, cidadania e inclusão Objetivo Geral:

- Promover ações educativas voltadas à saúde, cidadania e inclusão social para mulheres com deficiência.

Objetivos Específicos:

- Oferecer espaços de discussão e visibilidade sobre ser mulher com deficiência e seus enfrentamentos;
- reconhecer as atividades de educação em saúde como recursos de estreitamento do diálogo entre a academia e a sociedade;
- promover a formação dos extensionistas, para além do desenvolvimento técnico;
- instigar ou aprimorar habilidades pessoais como liderança, planejamento, trabalho em equipe, dentre outras, durante as ações extensionistas, e
- reconhecer possibilidades de intersecção entre as ações extensionistas e a pesquisa, o cotidiano profissional e seus reflexos à sociedade.

Nas ações educativas realizadas com as pessoas com deficiência utilizaremos o método de grupo focal. Os grupos focais propiciam um debate aberto e acessível em torno de um tema de interesse comum aos participantes. Os participantes de um grupo focal apresentam certas características em comum que estão associadas à temática central em estudo. O grupo deve ser, portanto, homogêneo em termos de características que interfiram radicalmente na percepção do assunto em foco.
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GAAL - Games de Apoio a Aprendizagem de Libras O objetivo deste projeto é desenvolver jogos educacionais em Libras, trabalhando com tecnologia assistiva (principalmente para surdos). O projeto conta com uma equipe interdisciplinar para evitar um problema comum, o dos jogos educativos não serem atraentes quando criados para este fim, principalmente por terem baixa qualidade de game design. Para tanto unem-se profissionais das áreas da antropologia, da educação, da computação e profissionais intérpretes de Libras. A metodologia se pauta por parâmetros de game desing e uso de Unity como engine de produção dos jogos. Nos propomos a criar produtos educacionais interativos, instrutivos e viáveis tecnologicamente (para usar tanto em PC como em dispositivos móveis e sem necessidade de conexão com a internet). Os resultados esperados seriam a difusão da língua de sinais para o público surdo e não surdo e a inclusão digital a partir da distribuição de material online com o conteúdo de Libras acessível a todos. Este projeto estará vinculado ao Programa de Extensão, Centro de Estudos em Games e Internet - CEGI, da UNIFESP. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. http://cegi.unifesp.br
“Tutoria Inclusiva” O projeto “Tutoria Inclusiva” tem como objetivo promover a inclusão, a acessibilidade e viabilizar a permanência do aluno com deficiência, autismo e/ou transtornos de aprendizagem no ensino superior, elaborando assistência individualizada que atenda as necessidades desses alunos. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Não há.
Treinamento para Uso de Dispositivos Ópticos e Não Ópticos de Reabilitação Visual Distúrbios visuais e afecções oculares podem acarretar dificuldades nas atividades diárias do indivíduo e afetar negativamente o convívio social, a relação familiar e a autoestima. Diante destes impactos tornam-se imprescindíveis as estratégias de prevenção, tratamento e reabilitação de condições oculares adversas que podem afetar a qualidade de vida. Os dispositivos ópticos para reabilitação visual são amplamente utilizados no tratamento clínico em oftalmologia. Nas ametropias, os óculos e as lentes de contato neutralizam o erro refrativo e o déficit visual. Na baixa visão, os recursos ópticos de magnificação podem ser utilizados como alternativa para maximizar a visão residual. Na ambliopia funcional, a oclusão do olho sadio na infância pode restaurar a visão do olho com baixa visual. Contudo o sucesso da reabilitação visual, depende da adaptação adequada dos dispositivos ópticos e também do uso correto dos mesmos. Assim, o treinamento do paciente e a educação e informação da família e da sociedade são fundamentais para o tratamento ocular eficiente e a melhora na qualidade de vida. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Não há.
Projeto FotoCulturaParaTodos Este projeto é desenvolvido desde 2014 e desde 2018 é um projeto de extensão da UNIFESP. A ideia é simples, acreditamos que a fotografia, mais que arte ou técnica, é um estilo de vida, capaz de iluminar e alegrar nosso cotidiano, mostrar a beleza do mundo, permitir extravasar sentimentos, virar profissão, ou apenas ser algo legal no dia a dia. Neste projeto damos aulas de fotografia para crianças e jovens que se tratam de câncer no GRAACC. Esse é um trabalho voluntário, com o único objetivo de melhorar a vida deles um pouquinho. Assim esperamos que a fotografia seja capaz de se tornar parte do dia a dia deles, seja como simples hobby, ou até mesmo como profissão. As aulas são sob medida, individuais ou em pequenos grupos, e o conteúdo depende da demanda de cada aluno, podendo ser uma aula única ou durar meses. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. https://cehfi.unifesp.br/cursos-de-extensao/projeto-fotoculturaparatodos

Bate papo Libras 

 

Proposta da ação é debater a educação de surdos na perspectiva educacional bilíngue. Estudos Surdos. Cultura e Identidade Surda.

Vinculado ao Projeto LEL - Laboratório Experimental em Libras e ao GEICS - Grupos de estudos em Identidade e Cultura Surda. 

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