Dia 26 de setembro se comemora o dia da pessoa Surda,

Um dia pouco conhecido, porém carrega um grande marco histórico e educacional para pessoas Surdas!
Esse dia está como uma homenagem à criação do primeiro Instituto brasileiro para a educação de Surdos (1857), na época denominado "Instituto Imperial para surdos-mudos" e hoje o Institutuo continua, porém com a mudança de nome para "INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos" porque hoje já se sabe que a nomenclatura "surdo-mudo" além de carregar um esteriótipo preconceituoso, também expõe erroneamente a condição da pessoa que não ouve.
Esse Instituto está localizado no Rio de Janeiro, na época capital do país e permanece até hoje como um espaço educacional que possui desde o Ensino Infantil à Ensino Médio bilíngue para Surdos, até mesmo Graduação e Pós-Graduação.

Atualmente temos vários espaços destinados à educação de Surdos pelo país, no âmbito público e também privado e garantido por Lei temos também o profissional TILS - tradutor e intérprete de língua de sinais, que garante a acessibilidade comunicativa à pessoa Surda que utiliza a língua de sinais como principal meio de comunicação.

Ressalta-se também que em 2022 temos 20 anos da Lei nº 10.436, a Lei que reconhece a Libras como meio de comunicação e expressão das pessoas Surdas no Brasil.

Temos muito a comemorar e muita luta pela frente, que possamos aproveitar essas datas comemorativas para propagar ainda mais essas informações e nos unir em prol dessa luta!

Fonte: @bia_cri

Beatriz Crittelli - Docente Unifesp Guarulhos