Além do estudante, três dos quatro docentes da banca são surdos e comunicação foi feita de modo bilíngue (Libras e Português)

Por Alexandre Milanetti

Pela primeira vez na história da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) uma dissertação de mestrado foi produzida e defendida por um estudante surdo em Libras. Daniel de Resende Santos, estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (PPGESIA), do campus de Guarulhos, é autor da dissertação “Associação dos Surdos de São Bernardo do Campo: sua história e a interligação com a Educação Bilíngue de Surdos”, cuja defesa foi realizada com êxito no último dia 12 de setembro de 2023.

Outro fato marcante registrado foi que, dos quatro integrantes da banca examinadora, três docentes também são surdos: Marcio Hollosi (orientador e professor do Departamento de Letras da Unifesp, campus Guarulhos), Ana Regina Campello (professora do Instituto Nacional de Educação dos Surdos / INES, do Rio de Janeiro-RJ) e Marisa Lima (professora da Universidade Federal de Uberlândia-MG / UFU). Beatriz Cavalheiro Crittelli, única pesquisadora da banca não surda, é professora de Libras e também docente do Departamento de Letras da Unifesp. O trabalho foi coorientado por Cláudia Regina Vieira (docente do PPGESIA e professora de Libras na Universidade Federal do ABC / UFABC).

Daniel Santos, que é graduado em Letras (Libras) pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais / IFNMG, fez um agradecimento especial em seu Instagram® à comunidade surda que participou e acompanhou ao vivo a sua defesa de dissertação de mestrado por meio do programa Google Meet®. A defesa foi realizada na forma bilíngue, em Libras, com tradução para o Português. Marcio Hollosi, orientador do estudante, foi o coordenador da Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão (CTAI) da Unifesp até o último dia 11 de setembro, e também foi o primeiro surdo a defender tese de doutorado em um programa de pós-graduação da Unifesp, orientado por Sueli Salles Fidalgo em 19 de setembro de 2019.

Daniel Santos está em fase de correção de sua dissertação, que será disponibilizada de forma bilíngue (Libras e Português) no Repositório da Unifesp. O resumo do trabalho (em Libras) pode ser conferido neste link do YouTube.