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Equipe do Portal de Acessibilidade da Unifesp


Dentre as variedades de práticas e de significados relacionados à Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) propostas por Coll (2003 apud LIMA; GUIMARÃES 2018 p. 123), a proposta desta CVA no âmbito do Portal de Acessibilidade corresponde a grupos de pessoas que compartilham espaços educacionais não formais, designadas sob várias dimensões de intencionalidades, e que envolvem a aprendizagem de habilidades e/ou de desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os sujeitos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos, nesse caso a inclusão de estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista.

LIMA, Valéria Sperduti, GUIMARÃES, Marcelo de Paiva. Comunidades Virtuais e Aprendizagem. Mill, Daniel (org) Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Editora Papirus. 2018.




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Dimensões da Acessibilidade | Práticas e Materiais/Recursos 21 tópicos

A acessibilidade é considerada, a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte, dos dispositivos, e dos sistemas e meios de comunicação e informação utilizados pelas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015
O conceito de acessibilidade foi ampliado, associando-se ao compromisso de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas e nesse sentido podemos observar que existem diferentes dimensões da acessibilidade, como são destacadas nos tópicos a seguir.
Colabore e partilhe conhecimentos, práticas e recursos sobre cada dimensão.
Categoria
A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA, considera a eliminação de barreiras em todos os ambientes físicos, internos e externos.

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Dimensão Arquitetonica
por emerson.eduardo
3 meses 1 semana atrás
A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL, visa transpor obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas: falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, entre outras.

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A ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA e CURRICULAR, facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas instituições de ensino, ampliando estratégias de ensino e aprendizagem.

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Acessibilidade metodológica
por emerson.eduardo
3 meses 1 semana atrás
A ACESSIBILIDADE INSTRUMENTAL, possibilita a acessibilidade em todos os instrumentos, utensílios, recursos e equipamentos, utilizados na instituição de ensino e na vida diária do estudante (exemplo tecnologia assistiva).

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Acessibilidade instrumental
por emerson.eduardo
3 meses 1 semana atrás
A ACESSIBILIDADE PROGRAMÁTICA, contribui com iniciativas de formação profissional e social no combate ao preconceito, formas de discriminação e demais atitudes que impeçam ou dificultem o acesso aos recursos e serviços oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidades.

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Acessibilidade programática
por emerson.eduardo
3 meses 1 semana atrás
A ACESSIBILIDADE ATITUDINAL, ajuda a extinguir todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência.

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Acessibilidade atitudinal
por emerson.eduardo
3 meses 1 semana atrás
A ACESSIBILIDADE WEB/DIGITAL, significa promover medidas para que todas as pessoas possam acessar e utilizar os ambientes web e digitais com autonomia e possam perceber, entender, navegar, interagir e contribuir nesses espaços.

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